segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Provei e aprovei: cerveja mineira, queijos espanhois

Fim de tarde, bateu uma vontade enorme de abrir a cerveja mineira Medieval, que comprei na Puro Malte (perto da Praça do Sossego) e estava na geladeira. Quem me conhece sabe que bebo pouquíssimo (e devagaaar), mas adoro experimentar novos sabores. Eu já tinha experimentado há cerca de um mês a Medieval, da Backer, cervejaria artesanal de Minas Gerais, e tinha amado. Fui no site da Backer procurar informações sobre essa maravilha, e lá eles informam que é uma Blond Ale tipo Abadia, dourada, com maltes especiais, lúpulos florais e condimentados e o frutado típico das leveduras belgas. Gente, é muito gostosa! Bem encorpada, quando eu tomei pela primeira vez gostei de cara! Vejam só:


Com o descanso de copos da Turquia, presente da sogrinha!



E aí que eu tinha comprado no Rei do Queijo (também pertinho da Praça do Sossego, em Campos), uma seleção de queijos espanhois, e foram esses mesmos que degustamos com a Medieval. Aqui em casa somos amantes de queijos, e, sempre que viajamos, procuramos experimentar outras variedades.




Na embalagem vêm três tipos de queijos, já em 12 triângulos prontos para servir: queijo Manchego DOP (de leite de ovelha), queijo de leite de ovelha, cabra e vaca e queijo de leite de cabra maturado em vinho. Gente, sério! São deliciosos!! O famoso Manchego, inclusive, é da região de La Mancha, feito com leite integral de ovelhas de Manchega,  e pode ser degustado num bar de tapas (os "acepipes" da Espanha, pequenas porções de comidas variadas, parte da cultura gastronômica espanhola. Hummm...).
Quem não está acostumado a queijos de ovelha ou cabra pode estranhar o gosto, que é bem peculiar, mas vale a pena experimentar. Vale começar a fabulosa aventura no mundo dos queijos com variedades mais comuns por nossas bandas, para ir ampliando o paladar (no Hortifuti da Rua Formosa, por exemplo, há vários queijos legais), e depois partir para os mais diferentes. Um lugar legal para visitar é a Queijaria Escola de Nova Friburgo, recomendo!
Enfim, tudo recomendadíssimo!! 

Fonte: "1001 comidas para provar antes de morrer" - Editora Geral Frances Case - Ed. Sextante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...