segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hoje é o Dia do Hambúrguer!!

Que atire a primeira pedra quem nunca se atracou com um delicioso hambúrguer! É símbolo do fast-food, é calórico, mas, naqueles momentos de fome extrema, a carne redondinha, com molhos e acompanhamentos diversos, é a melhor companhia, não é? 

Em Paris (Hippopotamus Grill, em Montparnasse)
Foi do livro "Histórias, Lendas e Curiosidades da Gastronomia", de Roberta Malta Saldanha (Ed. Senac Rio), que tirei algumas informações interessantes sobre o hambúrguer: segundo a autora, a estreia do hambúrguer aconteceu no restaurante Delmonico, na Wall Street, em 1834. No cardápio, aparecia pela primeira vez o hamburguer steak, levado por um cozinheiro imigrante alemão. A consagração veio na Feira Mundial de St. Louis, em 1904. Aliás, recomendo muito o livro, de leitura fácil e agradabilíssima!

Em Madrid (Vips da Gran Via)
Aproveito para mostrar os acompanhamentos que fiz para o meu hambúrguer num sábado à noite de muita fome. Não é nada demais, é só coisinha rápida e despretensiosa mesmo, e eu não tenho medidas certas, vou fazendo e experimentando. Eu não queria a maionese tradicional, então decidi fazer dois acompanhamentos caseiros, super simples. O primeiro foi um molho cremoso à base de ricota: bati no liquidificador ricota fresca italiana, azeite extra virgem, um pouquinho de água, alho socado, sal com ervas e alcaparras. O sabor ficou marcante (queria assim mesmo) e o molho ficou leve, mas com a textura bem encorpada, vejam: 


O segundo foi um acompanhamento de cogumelos: comprei-os in natura, lavei, cortei, salteei na manteiga com alho cortado bem fininho, acrescentei shoyu, um cadinho de água e sal a gosto (cuidado para não salgar demais). Deixei apurando cerca de quinze a vinte minutos, e só. 


Depois foi só partir para o abraço! 

Olha ali o alho cortadinho


Fotos: Marcelle Louback

6 comentários:

  1. Quer me matar né?!?! Água na boca!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Exatamente os dois melhores que ja comi!Do Hippopotamus e do Vips!Post delicioso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Patrícia Daldegan28 de maio de 2012 18:06

    Marcelle, impossível ler seu post e não lembrar do melhor hamburguer que já comi na vida. E fica aqui no Brasil. Não sei se vc conhece o General Prime Burguer, em Sampa. É divino, maravilhoso!
    O General Prime Burger surgiu com a proposta de transformar sanduíches tradicionais em verdadeiras receitas gourmet. Utiliza sempre ingredientes de primeira – para que a carne chegue sempre fresca e saborosa. E além de tudo, o ambiente é incrível. Dá uma olhada lá no site, se ainda não conhece e recomendo uma visita. Hummmm.... deu água na boca!! Bjs
    http://www.primeburger.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, acabei de ver o site! Mais um lugar legal para minha lista de restaurantes em Sampa que quero conhecer!! Valeu pela dica, Patrícia!! Bjs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...