segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de abril: Dia Nacional do Choro!

Hoje é dia de comemorar o choro, gênero musical brasileiro que nasceu no século XIX. A data é uma homenagem ao dia em que nasceu Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, compositor e instrumentista brasileiro. O dia é perfeito, portanto,  para falar da minha querida amiga Julie Koidin, flautista americana apaixonada pelo choro, e que lançou, ano passado, seu livro "Os Sorrisos do Choro: Uma Jornada Musical Através de Caminhos Cruzados".  

A obra é resultado de mais de oito anos de extensas pesquisas, para as quais Julie veio ao Brasil inúmeras vezes, passando por diversas cidades, a fim de investigar a presença do choro nas vidas e trabalhos de músicos brasileiros contemporâneos.

Julie Koidin. Foto: divulgação
Foto: divulgação
Julie esteve em Campos várias vezes, ministrando aulas de flauta, e ano passado lançou, no Centro de Cultura Musical de Campos, seu livro. Saudades da Julie e dos nossos almoços e jantares, geralmente em restaurantes japoneses, rsrs.

Um regalo especial para todos nós é esse vídeo aqui, em que o próprio Pixinguinha, Baden Powell (novinho, novinho) e João da Baiana executam "Lamento", música de que eu gosto muito e que já cantei com o Grupo Vocal Entrevoz (é, caros, eu cantava...). Apreciem:





2 comentários:

  1. Queridissima Marcelle,

    Que supresa feliz receber seu belo link em Facebook ao seu blog. Muitissima obrigada! É uma honra imensa para mim ler suas palavras no dia do aniversário do grande Pixinguinha. Voçê é tão querida! Estou esperando ver vocês esta proxima viagem em Julho - ou ainda melhor - aqui em Chicago. Minha casa está esperando vocês. Feliz Dia do Pixinguinha aos voçês - e abraços e beijos pra voçê e sua familia toda, XXOO Julie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julie querida, a honra é minha em ter você no espaço!! Sou grande admiradora do seu trabalho! Vamos nos ver sim! Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...