quinta-feira, 22 de março de 2012

Vive le macaron! E viva a uma nova parceria, com a Fada do Chocolate!

Hummm...o post está especialíssimo! E grande, mas por um ótimo motivo! A estrela é o macaron, esse doce delicioso e delicado feito com amêndoas e com recheios diversos, praticamente sinônimo de Paris! Eu comi meu primeiro macaron lá, acho que no Paul, uma padaria e confeitaria francesa que existe desde 1889! Também tem na Ladurée, na Fauchon, em vários lugares...mas, afinal, de onde vem o macaron? Ninguém melhor para responder do que a Nathália Souza Cruz, da Fada do Chocolate, que faz macarons lindos e deliciosos: "Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. Pronuncia-se: macarrôm. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy. Após a revolução francesa, em 1789, as congregações religiosas passaram a produzir macarons fora dos conventos. Inicialmente servido como um pequeno biscoito fino, o macaron recebeu a sua versão final no início do século XIX, quando o patisseur Pierre Desfontaines - da famosa Ladurée, de Paris - uniu os dois pequenos discos, colocando cremes especiais entre eles". 
Eu realmente adoro essas delícias, e trouxe umas fotinhas para compartilhar com vocês. Primeiro, o macaron de pistache do Paul (pistache é o meu sabor preferido, e esse era graaande...):


Agora, os da Fauchon, templo da gastronomia parisiense. E a loja, ao lado da Igreja Madeleine, é linda! Vejam que cores fantásticas:





E a Ladurée, então?? É uma instituição parisiense, fundada em 1862! Espetáculo! Jantei lá, na Ladurée da Avenida Champs-Elysées, mas não comi macarons...de qualquer forma, tirei algumas fotos do lugar, que é magnífico:



Agora, a notícia boa:  não precisa ir a Paris para comer macaron! Nathália Souza Cruz e Dayse Cruz, da Fada do Chocolate, fazem, aqui em Campos, macarons deliciosos, que eu já tive o prazer de experimentar (nesse casamento aqui). A Fada do Chocolate é a mais nova parceira do Devorandi, com muito orgulho! Conheço o trabalho da Dayse, profissional respeitadíssima, desde o aniversário de um aninho da minha filha. E vejam só os sabores dos macarons: truffado de lavanda com geléia de pêssego, pistache com água de rosas e Marron Glacê, crème brûlée, amarena,gianduia com mel, frutas vermelhas, pistache, morango, caramelado de avelã, chocolate ao leite, chocomenta truffada, café com chocolate, chocolate meio amargo, truffado de laranja, maracujá com chocolate branco ou meio amargo, limão siciliano com limoncello, marrom Glacê e doce de leite. Mon Dieu!!! Dá para querer todos??

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Para encerrar com chave de ouro, a sugestão da casa é degustar o post com as lindas imagens do filme "Maria Antonieta", de Sofia Coppola, estrelado por Kirsten Dunst. De encher os olhos!


Fotos: Marcelle Louback e André Uébe

4 comentários:

  1. Ai gente,que post lindo e delicioso!
    Foi a nossa primeira vez né prima, os primeiros macarons tinham que ser em Paris!Sempre que os como lá sem vc me lembro...de vc!
    É, a primeira vez a gente não esquece;).
    Parabéns por mais essa parceria luxuosa!
    Bjaum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lu!! Macaron é tudo de bom, rsrs!! Em Paris então...bjs!

      Excluir
  2. Marcelle não sabia que poderia encontrar macarrons em Campos!!!!
    Amei a dica!!!!
    O seu blog é indispensável!!!!
    Já liguei para a Dayse e vou marcar um horário para conhecer o trabalho dela e as delícias que ela faz!!!!
    Parabéns pela maravilhosa parceria....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Karine, fico muito feliz!! Tudo dela é delicioso, você vai adorar! Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...