terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alexandre Mury: "Auto-retratos", na Galeria Laura Marsiaj


Conhecem Alexandre Mury? Pois esse artista, nascido em São Fidélis, interior do Estado do Rio de Janeiro, já é bem conhecido por quem gosta de arte. Mury terá sua primeira mostra individual na Galeria Laura Marsiaj, em Ipanema, no Rio, a partir de 12/12/2011. Mas como é a arte de Mury? Falando como simples apreciadora que sou, digo para vocês que é instigante, surpreendente, chocante. Que diverte, seduz e questiona. Mury (re)interpreta, a seu modo,  imagens consagradas mundialmente, de forma extremamente inventiva e irônica. A imagética é forte e totalmente construída pelo artista, que é, ao mesmo tempo, fotógrafo, cenógrafo, figurinista, maquiador.  A exposição fica aberta ao público até 21/01/2012, e a Galeria Laura Marsiaj fica na Rua Teixeira de Melo, 31c - Ipanema, Rio de Janeiro. 
O trabalho de Mury integra a Coleção Gilberto Chateaubriand, maior colecionador de arte do Brasil e cuja coleção tem cerca de sete mil obras, compondo um respeitadíssimo panorama da arte brasileira. Mury tem 40 (!!) obras na coleção, cedida em regime de comodato ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O artista também tem obras na coleção de Joaquim Paiva, que hoje é a maior coleção brasileira privada de fotografia. Vamos então às obras! Preparados?
A Duquesa feia, 2011  -  Alexandre Mury (auto-retrato)


Hamlet, 2010, coleção Gilberto Chateaubriand ( Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro )


Medusa



Alexandre Mury, 2010 after Dali (Retrospective Bust of a Woman 1933) and Jean Dieuzaide (Dali in the water, Cadaques 1953)

The Three Fridas (As Três Fridas)


2 comentários:

  1. Um artista desse quilate aqui pertinho de nós, e nem sabíamos... Muito bom!!! Pena que acabou a exposição no Rio.. Tinha que ter uma aqui em Campos também, mas tem que ser depois do verão, para que todos possam prestigiá-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Risa, também sou admiradora do trabalho do Mury, que está alçando grandes vôos! Espero que possamos ver o trabalho dele em Campos! Obrigada pela visita! Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...